Déjà vu

Proimagem FullService
4 min readNov 16, 2020

--

Por Sergio Peixoto Jr

Ou a história de uma parceria

Já faz tempo que queria contar a história do meu encontro com a Pro (como chamamos carinhosamente a Proimagem Fullservice), então vamos lá.

Vou começar pelo dia 19 de janeiro de 2019. Eram 6h manhã quando eu e alguns membros da equipe criativa nos encontramos em frente à antiga sede da Pro, em São José dos Campos. Estávamos indo ao local do evento anual da Ambev, chegamos ao Transamérica Expo Center em São Paulo antes das 9h daquele sábado.

Faltavam dois dias para finalizar a entrega de oito apresentações incríveis desenvolvidas em conjunto com as equipes da empresa, que seriam exibidas para centenas de pessoas… a etapa final de um trabalho intenso, de muito suor e criatividade, iniciado em novembro do ano anterior.

Mas como fui parar lá? Vamos retroceder mais um pouco no calendário antes de retomar a história e o que aconteceu a partir dela. Vai ser breve, prometo.

Em 2016, na época com 20 anos na área de comunicação e design gráfico — tendo feito parte de equipes criativas em agências de propaganda, jornais e revistas da região, departamento de comunicação de empresas e me aventurado com meu próprio escritório, o Design Inteligente — aconteceu uma mudança crucial para essa história: tomei a decisão de reduzir a atuação para o design de apresentações criativas. Você leu certo: reduzir a atuação! Ou podemos dizer “intensificar o foco”.

Essa mudança trouxe novos ares para minha prática de design, e também exigiu novos aprendizados (uma demanda que sempre considero muito agradável de cumprir), aprofundando conhecimentos de comunicação, roteiro e animação. Acabei adquirindo novas habilidades técnicas e conceituais específicas dessa área, conhecendo ainda novos profissionais e empresas parceiras. Essa experiência acabou me levando a fazer uma especialização maravilhosa em Tecnologias para Aprendizagem.

Avançando para 2018, já tinha desenvolvido apresentações de diferentes tipos e formatos para empresas e pessoas que não imaginava alcançar antes! Bancos, consultorias, varejistas, palestrantes e treinadores me proporcionaram novos desafios, sempre elevando o nível. Foi nesse período que os amigos da Proimagem me chamaram para desenvolver um projeto interno para Ambev. Começava o desafio de entregar ainda mais qualidade e criatividade!

Trabalhar com esse time desde então tem sido um prazer e um aprendizado contínuos. Sobram criatividade, profissionalismo, visão, parceria. E diversão!

Voltando à história do início, após aqueles dias absorvido pela empolgação do ambiente e da equipe, completamos nossa jornada da expectativa inicial ao orgulho de ver centenas de pessoas com os olhos fixos no telão, acompanhando cada slide de cada palestrante.

As imagens a seguir podem falar melhor por mim.

Mas tudo aconteceu às mil maravilhas? Não houve nenhum revés, contra-tempo, frustração, ansiedade? Você pode se perguntar…

É claro que sim! Prazos aparentemente impossíveis, mudanças de última hora e demandas inesperadas. Com frequência mais de um desses ao mesmo tempo. E então veio a pandemia. Eventos e projetos suspensos e a incerteza… que ano vai ser esse? O que fazer e como fazer pra continuar?

Bem, poucas horas antes daquele evento em janeiro de 2019, eu acompanhava um dos ensaios quando tive uma forte sensação de déjà vu. Sabe aquela sensação de “já vi isso acontecer”, “já vivi essa cena”? Hoje penso que na verdade essa impressão não se refere ao passado, e sim à sensação de estar exatamente onde devemos estar.

Com isso em mente e uma parceria agora fortalecida, seguimos nos adaptando, nos apoiando, aprendendo e surpreendendo. E hoje, a história continua.

(começa a tocar “Eye of the Tiger”…)

….

Para mais histórias e também dicas sobre como fazer apresentações de impacto, passa no site da SLIDELOVE!

--

--