Plot twist: a grande virada!
Por Arthur Oliveira
Nada melhor do que a sensação de sucesso quando você precisa batalhar muito para virar o jogo, não é mesmo?
No meu caso, precisei agir rápido e com muita assertividade para virar completamente um jogo que estava em desvantagem.
É importante perceber e nos adaptar para conquistarmos algo que queremos, isso faz parte de nossa evolução, crescimento pessoal e desenvolvimento profissional. A vida a todo momento te convida para grandes mudanças e viradas de jogo, por isso ter flexibilidade te ajuda a superar estes momentos.
No início deste marcante ano de 2020 (com toda a readaptação de local de trabalho e todos os obstáculos em adaptar nossa casa para trabalhar) passei por um (dos) grandes desafios que a vida me convidou! Fui chamado para um trabalho, ainda pela Proimagem, mas para atender uma grande Cia na área de comunicação interna.
Primeiro precisei me adaptar ao cenário pois o ambiente de desenvolvimento criativo dentro de uma empresa de comunicação é completamente diferente do ambiente corporativo. Se tratando da Proimagem o ambiente é muito descontraído, me sentia em casa e usava minhas roupas mais descoladas, rs!
O time de trabalho era completamente diferente, a coordenação seria remota, os parceiros de criação seguiriam com outros projetos e eu seria o único responsável pelos desenvolvimentos de comunicação da área em específico.
Uma proposta realmente desafiadora e eu não poderia recusar essa chance de crescimento.
E o maior desafio era adaptar essa minha personalidade, meu carisma e autenticidade para este novo ambiente (e sozinho!).
Desafio aceito, porém, quando achei que o jogo estava rolando muito bem, o juiz apitou! Estava em desvantagem ;( Fui avisado que meu perfil não estava adequado para a oportunidade e que ficaria apenas mais 10 dias neste trabalho enquanto buscavam um outro “jogador”.
Eu não quis aceitar essa situação, precisava virar esse jogo! Ouvi o feedback, digeri e pensei em uma estratégia. Foi aí que eu “apertei as chuteiras” e em uma semana dei o melhor que eu podia. Como dizem na Proimagem: “Arrasei”!
Superei o desafio, brilhei e virei o jogo! Tive feedbacks positivos sobre minhas entregas e pediram para então eu continuar naquele projeto.
Foi uma grande transformação! Mudei minha percepção ao receber briefings e ajudar no entendimento do propósito de cada trabalho, o capricho na entrega, o cuidado nos acordos de prazo e principalmente a flexibilidade nas mudanças durante o desenvolvimento de um projeto.
Hoje alguns trabalhos que desenvolvi se tornaram referência para novos projetos, tenho mais habilidade e sei com perfeição onde posso melhorar ou me adaptar ao novo.
Perceba, examine e mude!
Pois é, esse ano foi desafiador para todos nós: pandemia, isolamento social, estamos vivendo no meio de uma crise econômica mundial, amigos perderam seu trabalho, conhecidos perderam pessoas próximas, eu adoeci (mesmo não saindo de casa), acompanhei a distância minha mãe na UTI por 20 dias, enfim, os desafios não param, rs!
“A vida pode nos derrubar, mas nós escolhemos se queremos levantar de novo.” — Karate Kid
Eu escolhi levantar, encarar e virar o jogo e esta é uma experiência que levarei por toda a vida!